Onda de violência: Três pastores são assassinados a tiros em Honduras

  • 11/07/2025
Onda de violência: Três pastores são assassinados a tiros em Honduras
Onda de violência: Três pastores são assassinados a tiros em Honduras (Foto: Reprodução)

Três pastores foram assassinados no mês passado em Honduras, deixando a comunidade cristã em alerta e preocupando líderes cristãos locais.

Segundo a Portas Abertas, o caso mais recente foi do pastor Elías Guardado. Ele foi encontrado morto em uma região de mata na cidade de Lempira, após desaparecer.

Elías ficou incomunicável e sua família achou que a bateria do seu celular havia descarregado. Mesmo assim, os familiares informaram seu desaparecimento em uma postagem nas redes sociais.

Logo depois, a polícia encontrou o corpo do pastor enrolado em um lençol branco com várias marcas de tiros.

Sua igreja e comunidade ficaram devastadas com sua morte. Elías Guardado era um líder amado por sua congregação e conhecido por sua dedicação à obra de Deus.

O assassinato não foi um caso isolado, mas fez parte de uma onda de violência contra líderes religiosos no país da América Central, no mês de junho.

Outros dois pastores, Yonis Zepeda e Hipólito Montes, foram mortos a tiros dentro de suas próprias casas.

Em 6 de junho, o pastor Hipólito foi assassinato em sua residência. Ele era coordenador dos Conselhos de Igrejas Locais e representante do ministério La Palabra de Dios, na comunidade de Las Balitas, no município de Yoro.

“Estamos de coração partido. Ele deu sua vida pelo Evangelho e permaneceu fiel até o fim. Foi um privilégio compartilhar momentos com ele. Nunca esquecerei sua humildade e bondade. Dói saber que sua vida foi tirada dessa forma”, disse José Luis Escoto, um morador que conhecia o pastor Hipólito.

Poucos dias depois, em 10 de junho, homens armados também invadiram a residência do pastor Yonis e dispararam contra ele, na cidade de Choluteca.

As motivações dos crimes ainda são desconhecidas. A Missão Portas Abertas está investigando se os três assassinatos têm relação com o trabalho pastoral que os líderes exerciam.

Aumento da perseguição em Honduras

Nos últimos anos, um aumento da perseguição religiosa foi registrada em Honduras, com o país passando para a 65ª posição da Lista Mundial da Perseguição 2025 da Portas Abertas.

Entre janeiro de 2023 e setembro de 2024, cerca de 22 cristãos foram mortos, quatro sofreram tentativas de homicídio e 25 crentes enfrentaram ameaças de morte.

Conforme o governo de Honduras, cristãos que denunciam atividades criminosas, principalmente em regiões dominadas por gangues e cartéis de droga, enfrentam ameaças, violência física e extorsão. Ex-membros de facções que se convertem a Jesus também correm risco.

“Cristãos em áreas dominadas por gangues violentas são particularmente visados quando o trabalho na igreja é visto como um obstáculo às atividades criminosas", explicou Rossana Ramirez, analista de perseguição de Honduras.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/onda-de-violencia-tres-pastores-sao-assassinados-tiros-em-honduras.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes